O site de entretenimento Out publicou nesta semana um artigo sobre a icônica era ""The Fame Monster", destacando alguns momentos marcantes como a colaboração com a cantora Beyoncé no clipe de “Telephone”.

Confira a tradução completa:

A era mais icônica de Lady Gaga? Achamos que sim!

Já se passaram 16 anos desde que nossa Mother Monster surgiu no cenário musical em 2008 com seu single “Just Dance”. Embora The Fame tenha dado a Gaga seus primeiros hits, foi a versão expandida de 2009, The Fame Monster, que solidificou a sua posição como uma potência no pop. Mas o que tornou essa era tão icônica? Seriam as músicas, os visuais, as controvérsias, ou a estrela por trás de tudo isso? A resposta é, sem dúvida, uma combinação de todos esses elementos.

Antes do lançamento de The Fame Monster em 18 de novembro de 2009, Gaga já havia alcançado dois primeiros lugares na Billboard Hot 100 com “Just Dance” e “Poker Face”, além de outros dois sucessos no Top 10 com “Paparazzi” e “LoveGame”.

Porém, o "woah oh oh oh” é que foi ouvido em todo o mundo!

Gaga abriu a era The Fame Monster com uma música e um videoclipe que agora é rapidamente reconhecido em todo o mundo. “Bad Romance” chegou a segunda posição na Billboard Hot 100 e o videoclipe tem mais de 1,8 bilhões de visualizações no YouTube até o momento da redação deste artigo (junho de 2024). Seguindo o sucesso do The Fame, nossa Mother Monster conseguiu um orçamento maior, visuais absurdos e coreografias que não conseguiríamos tirar os olhos, além de que, acusações de ser Illuminati a seguiam a onde quer que ela fosse e ela não teve medo de provocar polêmica ao apoiar publicamente a comunidade LGBTQIAP+ em uma época antes da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em muitos países ao redor do mundo. E a música era simplesmente muito boa, até sua mãe conhece ela, isso é fato!

A expressão “Little Monsters” foi oficialmente criada

A intensa base de fãs conhecidos carinhosamente como “Little Monsters” tiveram esse nome consagrado durante esta era. Sem mencionar que é o título da faixa três, uma das faixas mais amadas do álbum. Ela ainda canta a música até hoje, tendo-a incluído no setlist de sua turnê Chromatica Ball de 2022 e no documentário da HBO de 2024.

A colaboração com Beyoncé

Se o primeiro single dessa era já não tivesse sido uma grande mudança de jogo, o segundo single foi absolutamente escandaloso. "Telephone", com a participação da única e inigualável Beyoncé, é uma música pop relativamente inocente em termos de letra, mas Gaga aproveitou o videoclipe para abordar aquele boato generalizado na mídia que a acusava de ter um pênis. O espetáculo visual é um curta-metragem ICÔNICO de nove minutos e meio, onde Beyoncé pega Gaga na prisão, alimenta-a com um bolinho de mel, e então as duas saem em uma matança em uma lanchonete antes de dançarem sobre os cadáveres vestindo trajes tipicamente americanos. Não fica muito mais lendário do que isso.

Então veio Alejandro...

Qualquer pessoa chamada Alejandro pode te dizer que essa música o assombra até hoje. O terceiro single do álbum e seu videoclipe são um dos trabalhos mais estranhos, queer e controversos de Gaga. Gaga dança ao lado de homens segurando metralhadoras, enquanto usa meia arrastão e salto alto e, em um determinado momento, ela engole um rosário enquanto veste um hábito de freira. A Liga Católica criticou o vídeo por seu uso de imagens religiosas, chegando a acusar Gaga de "imitar Madonna" e a colega pop star Katy Perry tuitou: "Usar blasfêmia como entretenimento é tão barato quanto um comediante contar piadas de pum."

Mostre-me seus dentes

Essa música também deu origem a um dos nossos memes favoritos com a colega pop star Rihanna, onde ela literalmente mostrou seus dentes para Gaga.

Ela nos deixou sem palavras

Mesmo naquela época, Gaga não tinha medo de explorar diferentes gêneros e espaços musicais. E durante tudo isso, Gaga sempre colocou sua arte em primeiro lugar. Como não amar isso? Reassistindo a essa performance, talvez devêssemos ter previsto a chegada de Joanne.

Agora parece uma boa hora para um streaming, não acha?
Lady Gaga, você SEMPRE será famosa!

Fonte

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Publicação por Carlos Amorim e Luiza Ferreira

Tradução por Kelly Marques e Duda Boaz